Será que o Konny 2012 defende os direitos humanos ou é só uma propaganda?

Será que o video Kony divulgado em 2012 por Invisible Children está mesmo lutando pelos direitos humanos? Será bem intencionado? Ou será que tem outra agenda? Estaria tentando justificar um ataque militar americano? E o que aprendemos sobre Uganda no vídeo?
Programa CrossTalking com Julie Owono, Jendayi Frazer e Ayo Johnson em Março de 2012.

Fonte: CrossTalking

Konny 2012 – Legendado

Kony 2012 é o “viral” mais “viral” de todos os tempos. Tem cerca de 100 milhões de acessos   e veio parar na minhas mãos via Twitter. É um vídeo de 30 minutos lançado no YouTube e promovido por uma ONG norte-americana chamada Invisible Children. O Documentario se se espalhou pelas  redes sociais, contando as atrocidades cometidas pelo terrorista ugandense  Joseph Kony, líder do Exército da Resistência do Senhor (L.R.S) que   atuou em Uganda e países vizinhos da África durante  20 anos, aliciando  mais de 30.000 crianças  para promover assassinatos,sequestros e/ou utilizá-los como escravas sexuais. Konny fugiu há mais de seis anos e está sendo caçado pelo exército ugandense, mas sem sucesso, pois ninguém sabe quem é o terorista. Por isso o vídeo foi criado:para caçar, encontrar e prender Kony.

Entretanto, há polêmicas que envolvem o vídeo, pois segundo a imprensa  de Uganda  Kony é o menor males vivenciado por aquele povo, já que mesmo entendendo todo mal que ele fez e embora seu grupo ainda continue na ativa (mas enfraquecido) as questões sociais  como desemprego, fome, prostituição e a epidemia de HIV/AIDS são os problemas do país. Além disso, há mais de 4.000  crianças que sofrem de uma doença neurológica incurável  que não pára  de aumentar o número de óbitos. Neste caso, para os jornalistas ugandenses, criar todo este alvoroço para caçar Kony não seria o mais importante e emergencial, mas sim chamar a atenção do mundo para  as demandas sociais mais urgentes.   Polêmicas à parte, assista você mesmo o documentário e saiba quem é Konny.

Fonte: Oficina Sociológica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s