Tailândia – Uthai Thani – 24/10/2012

O dia começou bem cedinho. Acordamos as 6h30. Depois de um café reforçado saímos primeiro de van para conhecer o templo do Buda deitado, ainda maior do que o Buda deitado de Bangkok. Lá seguimos nosso guia e pedimos por uma boa jornada com a oferenda de uma flor de lotus, três incensos e uma vela. Depois soamos o gongo três vezes. Dentro do templo também é possível fazer um pedido e saber se ele se realizará ou não. Primeiro levanta-se o elefante com o dedo mindinho (se for homem),  e o vizinho do mindinho (se for mulher), depois tenta-se levanter o elevante novamente. Se isso não for possível seu desejo se realizará. Eu fui meio que na brincadeira e fiz um pedido. Não é que na segunda vez eu não consegui? Mistério…
Os Tailândeses são muito organizados. Em todos os templos muitas tabelas são expostas com o número de turistas mensal e outras que infelizmente não conseguimos decifrar pois o abecedário deles é muito diferente do nosso. As doações também são arrumadinhas. Hoje vimos caixas de plástico que continham itens como café, bolacha, açúcar e sal entre outros. Você dava o dinheiro e já passava para o monge que estava sentado ao lado das caixas organizadas. Tivemos a oportunidade de sentar e ser agraciados com água abençoada, além de uma conversa com o monge que foi traduzida por nosso guia. Ele falou muitas coisas mas o que mais marcou foi quando ele mencionou o trabalho. Disse que quando paramos para beber água ou comer, por exemplo, que era importante parar de pensar no trabalho e concentrar somente no ato presente, seja o que for.
Passamos também em um mercado para comprar frutas. Nosso guia aproveitou para nos mostrar um costume local. Enguias, tartarugas, sapos e outros seres são armazenados vivos para que depois alguém os compre e os solte na natureza. Ele comprou enguias, peixes e uma tartaruga pequena. Soltamos todos no rio na frente do mercado.
Ant (guia) também comprou uma iguaria bem local. Arroz, leite de coco e açúcar com feijão preto, cozidos dentro de um pedaço de bambu. Super gostoso.
Depois andamos mais 100 km de van e começamos o passeio do dia.
O visual é muito bonito, pequenas vilas com casas muito coloridas. No ano passado a enchente foi bem grande e todas as casas foram repintadas. Aqui ninguém tem medo de cor e pensamos se é possível que tanta cor afete de alguma maneira o astral do lugar. Muitas casas também têm um vaso gigante do lado de fora. Era usado antigamente para o armazenamento de água. Algumas casas têm duas mini casinhas do lado de fora. Uma é para os antepassados, que inclui uma escadinha para eles alcançarem mais facilmente seu abrigo. A outra é para os espíritos da natureza. Eles aparentemente conseguem chegar na casa sem a ajuda da escada.
A maioria das casas é construída em palafitas. Durante a época das chuvas os rios sobem muito e assim as casas ficam protegidas. Antigamente além das palafitas os tailândeses colocavam uma separação baixa entre cada cômodo que tinha duas funções. Uma era proteger os bebês para não caírem das palafitas e a outra era para evitar que espíritos maus deslizassem para dentro da casa.
O encontro com os macacos foi bem emocionante. Eles gostaram muito das bananas oferecidas e nos deram um espetáculo de movimento.
Um cachorro correu atrás de mim…
Na hora do almoço já tinhamos andado uns 40 km. O lugar escolhido foi na beira de um rio e o menu foi peixe frito, bolinho de peixe, sopa e arroz branco.
Terminamos a jornada admirando um passeio de um grupo enorme de patos.
Nosso hotel fica na beira do rio também e aproveitamos para nadar um pouco na piscina antes de escurecer. Não contentes da longa jornada do dia, passamos um bom tempo nos divertindo com um nado sincronizado que de sincronizado não tinha nada.

Anúncios

Um comentário em “Tailândia – Uthai Thani – 24/10/2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s